SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número60La enseñanza de la gimnasia en la Educación Física: una revisión sistemáticaPropuesta de enseñaza sobre conceptos de salud en las clases de Educación Física escolar bajo una mirada desde la teoría social cognitiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

BRAGA, João Vitor Busquim; OSHIMA, Kevin Keiti  y  DALBEN, André. A produção da Educação Física brasileira sobre fair play e racismo no esporte: estado da arte de teses e dissertações. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e58397.  Epub 05-Dic-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58397.

Fair Play (FP) refere-se a atitudes moralmente boas na prática esportiva e reprova o racismo. No Brasil, o esporte começou a se desenvolver após o fim da escravidão, de modo que o racismo acompanha a sua história. A pesquisa teve por objetivo mapear e analisar a produção acadêmica da Educação Física brasileira sobre a temática do FP e do racismo no esporte. Realizou-se revisão bibliográfica das teses e dissertações produzidas nos principais Programas de Pós-Graduação de Educação Física brasileiros. Levantaram-se 32 teses e 103 dissertações, das quais cinco teses e dez dissertações foram analisadas. Essa considerável redução ocorreu porque poucos trabalhos relacionam diretamente as duas temáticas. Entre os analisados, destacaram-se aqueles que abordaram o fenômeno esportivo a partir da perspectiva do racismo estrutural, em modalidades como futebol, capoeira e boxe. Houve também expressiva parcela que realçou a importância do FP e do combate ao racismo na Educação Física escolar.

Palabras clave : Espírito esportivo; Racismo; Esportes; Educação física; Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )