SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número60O ensino da ginástica na Educação Física: uma revisão sistemáticaProposta de ensino de conceitos de saúde nas aulas de Educação Física pela abordagem da teoria social cognitiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

BRAGA, João Vitor Busquim; OSHIMA, Kevin Keiti  e  DALBEN, André. A produção da Educação Física brasileira sobre fair play e racismo no esporte: estado da arte de teses e dissertações. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e58397.  Epub 05-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58397.

Fair Play (FP) refere-se a atitudes moralmente boas na prática esportiva e reprova o racismo. No Brasil, o esporte começou a se desenvolver após o fim da escravidão, de modo que o racismo acompanha a sua história. A pesquisa teve por objetivo mapear e analisar a produção acadêmica da Educação Física brasileira sobre a temática do FP e do racismo no esporte. Realizou-se revisão bibliográfica das teses e dissertações produzidas nos principais Programas de Pós-Graduação de Educação Física brasileiros. Levantaram-se 32 teses e 103 dissertações, das quais cinco teses e dez dissertações foram analisadas. Essa considerável redução ocorreu porque poucos trabalhos relacionam diretamente as duas temáticas. Entre os analisados, destacaram-se aqueles que abordaram o fenômeno esportivo a partir da perspectiva do racismo estrutural, em modalidades como futebol, capoeira e boxe. Houve também expressiva parcela que realçou a importância do FP e do combate ao racismo na Educação Física escolar.

Palavras-chave : Espírito esportivo; Racismo; Esportes; Educação física; Brasil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )