SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue60Brazilian Physical Education literature about fair play and racism in sports: state of the art of thesis and dissertationsPIBID Physical Education: experiences in teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

GOUVEA, Bruno dos Santos  and  SILVA, Kátia Regina Xavier da. Proposta de ensino de conceitos de saúde nas aulas de Educação Física pela abordagem da teoria social cognitiva. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e59662.  Epub Dec 05, 2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59662.

Objetiva-se apresentar o processo de construção e avaliação de uma ferramenta educacional destinada a inserir estratégias autorregulatórias, durante a aprendizagem de conteúdos conceituais relacionados ao tema transversal saúde, no currículo de Educação Física do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa-ação, quali-quantitativa, desenvolvida em um curso de mestrado profissional. Professores da Educação Básica, profissionais da educação e profissionais da saúde, selecionados e instrumentalizados em um curso de extensão, responderam um questionário de avaliação sobre a ferramenta. Os dados quantitativos oriundos das perguntas fechadas desse questionário foram analisados por estatística descritiva. Os dados qualitativos extraídos do espaço para inserção de comentários foram analisados pela análise de conteúdo de Bardin. Os resultados sugerem a aplicabilidade da ferramenta educacional, a potencialidade para melhorar práticas pedagógicas e promover processos autorregulatórios nas aulas da Educação Básica, destacando-se a clareza da linguagem, a organização e os debates possíveis a partir de conteúdo do tema transversal saúde.com maiúscula no início.

Keywords : Materiais de ensino; Educação em saúde; Educação física escolar; Estilo de vida saudável.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )