SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número60A produção da Educação Física brasileira sobre fair play e racismo no esporte: estado da arte de teses e dissertaçõesPIBID Educação Física: experiências na formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

GOUVEA, Bruno dos Santos  e  SILVA, Kátia Regina Xavier da. Proposta de ensino de conceitos de saúde nas aulas de Educação Física pela abordagem da teoria social cognitiva. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e59662.  Epub 05-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59662.

Objetiva-se apresentar o processo de construção e avaliação de uma ferramenta educacional destinada a inserir estratégias autorregulatórias, durante a aprendizagem de conteúdos conceituais relacionados ao tema transversal saúde, no currículo de Educação Física do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa-ação, quali-quantitativa, desenvolvida em um curso de mestrado profissional. Professores da Educação Básica, profissionais da educação e profissionais da saúde, selecionados e instrumentalizados em um curso de extensão, responderam um questionário de avaliação sobre a ferramenta. Os dados quantitativos oriundos das perguntas fechadas desse questionário foram analisados por estatística descritiva. Os dados qualitativos extraídos do espaço para inserção de comentários foram analisados pela análise de conteúdo de Bardin. Os resultados sugerem a aplicabilidade da ferramenta educacional, a potencialidade para melhorar práticas pedagógicas e promover processos autorregulatórios nas aulas da Educação Básica, destacando-se a clareza da linguagem, a organização e os debates possíveis a partir de conteúdo do tema transversal saúde.com maiúscula no início.

Palavras-chave : Materiais de ensino; Educação em saúde; Educação física escolar; Estilo de vida saudável.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )