SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número60Propuesta de enseñaza sobre conceptos de salud en las clases de Educación Física escolar bajo una mirada desde la teoría social cognitivaLa Educación Física brasileña en el gobierno militar en las décadas de 1960 y 1970 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

MATTER, Paloma Cibele Rivera et al. PIBID Educação Física: experiências na formação de professores. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e59669.  Epub 05-Dic-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59669.

Este estudo objetiva descrever as vivências formativas dos bolsistas de iniciação à docência do curso de licenciatura em Educação Física no período de 2014 a 2018. As fontes de consulta foram relatórios, currículos lattes dos bolsistas do PIBID e o material produzido coletivamente na escola de atuação. A docência compartilhada foi um fator relevante, significativo e singular para a formação dos futuros professores. O envolvimento dos bolsistas culminou na participação em eventos científicos nacionais e internacionais, com a apresentação e publicação dos estudos em anais, além da participação em eventos de extensão. Concomitantemente, produziram na escola murais didáticos com temas relacionados ao contexto esportivo e jornais pedagógicos, mediante ações interdisciplinares. Conclui-se que as experiências do PIBID onde a escola é protagonista se transforma em conhecimentos favorecendo a construção da identidade docente e a associação entre teoria e prática e contribuiu para qualificar a prática pedagógica no âmbito profissional.

Palabras clave : PIBID; Capacitação profissional; Educação física.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )