SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número60Proposta de ensino de conceitos de saúde nas aulas de Educação Física pela abordagem da teoria social cognitivaEducação Física brasileira no governo militar nas décadas de 1960 e 1970 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

MATTER, Paloma Cibele Rivera et al. PIBID Educação Física: experiências na formação de professores. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e59669.  Epub 05-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59669.

Este estudo objetiva descrever as vivências formativas dos bolsistas de iniciação à docência do curso de licenciatura em Educação Física no período de 2014 a 2018. As fontes de consulta foram relatórios, currículos lattes dos bolsistas do PIBID e o material produzido coletivamente na escola de atuação. A docência compartilhada foi um fator relevante, significativo e singular para a formação dos futuros professores. O envolvimento dos bolsistas culminou na participação em eventos científicos nacionais e internacionais, com a apresentação e publicação dos estudos em anais, além da participação em eventos de extensão. Concomitantemente, produziram na escola murais didáticos com temas relacionados ao contexto esportivo e jornais pedagógicos, mediante ações interdisciplinares. Conclui-se que as experiências do PIBID onde a escola é protagonista se transforma em conhecimentos favorecendo a construção da identidade docente e a associação entre teoria e prática e contribuiu para qualificar a prática pedagógica no âmbito profissional.

Palavras-chave : PIBID; Capacitação profissional; Educação física.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )