SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número60Educação Física brasileira no governo militar nas décadas de 1960 e 1970 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

SOUZA, Maria Thereza Oliveira; VARGAS, Pauline Iglesias  e  CAPRARO, André Mendes. Reflexões sobre a produção de pesquisas pautadas na história oral em periódicos de estratos superiores na área da Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e59884.  Epub 05-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59884.

Ao discutirmos os artigos baseados na metodologia de História Oral publicados em revistas científicas próprias da Educação Física, observamos que as formas empregadas para se analisar as fontes orais se constituíam de maneira diferenciada em relação ao que nos acostumamos a encontrar em textos de outras áreas, principalmente no que tange o tratamento conceitual de memória e identidade. A fim de entender essas diferenças para além de uma breve constatação inicial, estabelecemos a seguinte pergunta norteadora: de que forma a metodologia de História Oral vem sendo utilizada nos artigos científicos publicados em revistas da Educação Física no Brasil? Concluímos que o modo de fazer pesquisas em História Oral na Educação Física guarda suas particularidades, como uma predominância do cruzamento de diferentes tipologias de fontes, a minoria de trabalhos que apresentam detalhamento da passagem do oral para o escrito e o pouco tratamento metodológico dos conceitos de memória e identidade.

Palavras-chave : História oral; Educação física; Artigos científicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )