SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número61Esportes de aventura praticados na Barra da Tijuca e São Conrado, RJ: um levantamento das modalidades e formação do instrutor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

SILVA, Alan Camargo  e  FERREIRA, Jaqueline. Corpos secos ou molhados? Representações do suor em duas academias de ginástica do Rio de Janeiro, Brasil. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e61614.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e61614.

Embora “suar a camisa” seja uma expressão êmica comum no âmbito das práticas corporais, pouco se têm explorado simbolicamente tal discurso na área de Educação Física. Assim, o objetivo deste trabalho foi compreender em que medida as representações dos praticantes de musculação em academias de ginástica acerca do suor os influenciavam nos seus anseios para o corpo. Pautada pela abordagem antropológica, durante um ano, uma etnografia comparativa foi realizada em duas academias inseridas em contextos socioeconômicos e culturais distintos do Rio de Janeiro. Concluiu-se que a multiplicidade de significados atribuídos ao suor pelos alunos influenciava o engajamento dos mesmos no ato de se exercitar.

Palavras-chave : Suor; Secreções corporais; Academias de ginástica; Etnografia; Educação física e treinamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )