SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número61Cuerpos secos o mojados? Representaciones del sudor en dos centros de acondicionamiento de Rio de Janeiro, BrasilPor una Educación Física de la orden de la potencia: ¿qué puede el cuerpo en movimiento? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

TRIANI, Felipe da Silva; SAMPAIO, Bruno Henrique Ribeiro; CASTRO, Leonardo Mota de  y  PAIXAO, Jairo Antônio da. Esportes de aventura praticados na Barra da Tijuca e São Conrado, RJ: um levantamento das modalidades e formação do instrutor. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e61665.  Epub 01-Ene-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e61665.

Buscou-se identificar e analisar quais são os esportes de aventuras mais praticados na Barra da Tijuca e São Conrado, bem como a formação dos instrutores responsáveis pela condução dessa vertente esportiva nos referidos espaços naturais do Rio de Janeiro. A partir de um estudo de campo, com um grupo amostral de 176 instrutores foi possível afirmar que os esportes de aventura mais praticados são voo livre (81%), kitesurf (7%), surf (5%), trilha (5%), rapel (2%) e escalada (1%). Quanto à formação profissional, a investigação permite sinalizar que apenas 14% do total de instrutores possuíam formação em Educação Física. Portanto, o estudou concluiu que os esportes de aventura mais praticados nas regiões são os de mar e de montanha, além de desvelar a necessidade de formação em Educação Física, bem como cursos de capacitação de instrutores de esportes de aventura, bem como auxiliar na formação daqueles que têm interesse por atuação nesse campo.

Palabras clave : Esporte; Educação física; Formação de professores; Instrutor.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )