SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número61Corpos secos ou molhados? Representações do suor em duas academias de ginástica do Rio de Janeiro, BrasilPor uma Educação Física da ordem da potência: o que pode o corpo em movimento? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

TRIANI, Felipe da Silva; SAMPAIO, Bruno Henrique Ribeiro; CASTRO, Leonardo Mota de  e  PAIXAO, Jairo Antônio da. Esportes de aventura praticados na Barra da Tijuca e São Conrado, RJ: um levantamento das modalidades e formação do instrutor. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e61665.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e61665.

Buscou-se identificar e analisar quais são os esportes de aventuras mais praticados na Barra da Tijuca e São Conrado, bem como a formação dos instrutores responsáveis pela condução dessa vertente esportiva nos referidos espaços naturais do Rio de Janeiro. A partir de um estudo de campo, com um grupo amostral de 176 instrutores foi possível afirmar que os esportes de aventura mais praticados são voo livre (81%), kitesurf (7%), surf (5%), trilha (5%), rapel (2%) e escalada (1%). Quanto à formação profissional, a investigação permite sinalizar que apenas 14% do total de instrutores possuíam formação em Educação Física. Portanto, o estudou concluiu que os esportes de aventura mais praticados nas regiões são os de mar e de montanha, além de desvelar a necessidade de formação em Educação Física, bem como cursos de capacitação de instrutores de esportes de aventura, bem como auxiliar na formação daqueles que têm interesse por atuação nesse campo.

Palavras-chave : Esporte; Educação física; Formação de professores; Instrutor.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )