SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número61Esportes de aventura praticados na Barra da Tijuca e São Conrado, RJ: um levantamento das modalidades e formação do instrutorEstado de humor em esportes coletivos: estudo de caso das equipes de Itatiba índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

CORREIA, Elder Silva  e  ALMEIDA, Felipe Quintão de. Por uma Educação Física da ordem da potência: o que pode o corpo em movimento?. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e61739.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e61739.

A partir de uma pesquisa teórica em filósofos como Spinoza, Deleuze e Guattari, problematizamos o modo pela qual as práticas corporais podem colocar para o corpo a questão do limite de sua (im)potência por meio de um circuito de afectos, que vai do desamparo à alegria. Concluímos que tais práticas podem ser um território privilegiado para responder à pergunta: “O que pode o corpo em movimento”. As consequências ditam à Educação Física como lidar pedagogicamente com elas.

Palavras-chave : Educação física; Corpo; Potência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )