SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número61Terceirização da Educação Física no ensino básicoO jogo de três toques: apontamentos histórico-sociais da estrutura do voleibol em Curitiba (1932-2015) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

GHIDETTI, Filipe Ferreira  e  RODRIGUES, Renata Marques. Cultura corporal de movimento em pauta: uma análise sobre o objeto de ensino da Educação Física como vetor dos processos de subjetivação com o corpo. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e62668.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e62668.

Trata de um aspecto importante para a prática pedagógica da EF: a relação possível entre o ofício de professor e o objeto de ensino, após as reformulações nas propostas progressistas. A ideia de “cultura corporal de movimento” não resolve a contradição de tomar as práticas corporais como substrato da conscientização sobre a condição humana ou engendrar as práticas corporais como forma de resistir à dominação. Busca o conceito de práticas corporais para tensionar a ideia de que há um intercâmbio direto de sentido entre corpo e cultura. Para isso, analisamos como praticantes de Futebol Freestyle se organizavam quando a prática se destacava como algo diferente do futebol através da análise de um fórum, evidenciando processos de subjetivação; e analisamos obras que tratam especificamente do tema. Entendemos que as práticas corporais apresentam imanência material, o que pode ser um caminho para as práticas pedagógicas da EF.

Palavras-chave : Educação física e treinamento; Cultura; Movimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )