SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número61Cultura corporal de movimiento en pauta: un análisis sobre el objeto de enseñanza de la Educación Física como vector de los procesos de subjetivación con el cuerpoAnálisis comparativo del contenido que conforma el conocimiento de la gestión deportiva: instantánea en Cataluña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

CRUZ, Kelwin Santos da; SALVINI, Leila  y  MARCHI JUNIOR, Wanderley. O jogo de três toques: apontamentos histórico-sociais da estrutura do voleibol em Curitiba (1932-2015). Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e62787.  Epub 01-Ene-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e62787.

A partir de uma perspectiva histórico-social do voleibol na cidade de Curitiba/PR, o presente artigo tem por objetivo principal identificar e analisar os processos que levaram a estruturação de instituições e associações esportivas paralelas à Federação Paranaense de Voleibol, e como essas instituições influenciaram o desenvolvimento da modalidade, inclusive suas competições, em nível regional. Metodologicamente, pautamos o estudo numa pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e análise documental. Como recorte temporal, delimitamos inicialmente o ano de 1932, ano em que encontramos o primeiro registro sobre o desenvolvimento da modalidade no Paraná, até o ano de 2015. A guisa de conclusões, constatamos que o surgimento de novas instituições fomentadoras do voleibol no estado do Paraná, aliadas à parcerias entre os poderes públicos e privados, tornou possível um aprimoramento de novas formas e estratégias de organização e gestão do voleibol que, por sua vez, acarretou numa qualificação e desenvolvimento da modalidade em âmbito regional.

Palabras clave : Voleibol; Gestão esportiva; História do esporte; Curitiba.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )