SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número61Cultura corporal de movimento em pauta: uma análise sobre o objeto de ensino da Educação Física como vetor dos processos de subjetivação com o corpoAnálise comparativa do conteúdo que conforme o conhecimento da gestão desportiva: instantâneo na Catalunha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

CRUZ, Kelwin Santos da; SALVINI, Leila  e  MARCHI JUNIOR, Wanderley. O jogo de três toques: apontamentos histórico-sociais da estrutura do voleibol em Curitiba (1932-2015). Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e62787.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e62787.

A partir de uma perspectiva histórico-social do voleibol na cidade de Curitiba/PR, o presente artigo tem por objetivo principal identificar e analisar os processos que levaram a estruturação de instituições e associações esportivas paralelas à Federação Paranaense de Voleibol, e como essas instituições influenciaram o desenvolvimento da modalidade, inclusive suas competições, em nível regional. Metodologicamente, pautamos o estudo numa pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e análise documental. Como recorte temporal, delimitamos inicialmente o ano de 1932, ano em que encontramos o primeiro registro sobre o desenvolvimento da modalidade no Paraná, até o ano de 2015. A guisa de conclusões, constatamos que o surgimento de novas instituições fomentadoras do voleibol no estado do Paraná, aliadas à parcerias entre os poderes públicos e privados, tornou possível um aprimoramento de novas formas e estratégias de organização e gestão do voleibol que, por sua vez, acarretou numa qualificação e desenvolvimento da modalidade em âmbito regional.

Palavras-chave : Voleibol; Gestão esportiva; História do esporte; Curitiba.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )