SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número61O jogo de três toques: apontamentos histórico-sociais da estrutura do voleibol em Curitiba (1932-2015)Estudos acadêmicos sobre o remo: a Educação Física como campo de produção de conhecimento histórico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

VAZQUEZ, Joshua Muñoz  e  DONATO, Francesc Solanellas. Análise comparativa do conteúdo que conforme o conhecimento da gestão desportiva: instantâneo na Catalunha. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e63427.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e63427.

O gerenciamento esportivo evolui de um grande número de áreas. Conhecer os conteúdos que se desenvolvem a partir das dimensões que dão força ao corpo de conhecimento de uma disciplina permite identificar as diferenças entre elas, bem como as lacunas existentes. Nessa perspetiva, o objetivo do estudo foi analisar os conteúdos gerados a partir de dimensões como treinamento, congressos, literatura científica e informativa. A análise dos dados obtidos nas páginas da web foi realizada, identificando 721 indicadores que atendiam aos critérios estabelecidos. As áreas mais representativas de conteúdo foram operações, marketing e comunicação e desportes. Além disso, identificar as diferenças entre as dimensões permitiu uma análise em maior profundidade. Por fim, foi elaborada uma proposta de projeto de pesquisa, incorporando dimensões e métodos de pesquisa, proporcionando a oportunidade de continuar a linha iniciada aqui que permite uma aproximação mais próxima ao contexto real da gestão esportiva.

Palavras-chave : Gestão esportiva; Produção de conhecimento; Análise comparativa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )