SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número61Análise comparativa do conteúdo que conforme o conhecimento da gestão desportiva: instantâneo na CatalunhaGinástica rítmica: experiência baseada nos esportes unificados, da Special Olympics índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

FARIAS, Mário Machado; RIBEIRO, Sara Fantin  e  SILVA, Carolina Fernandes da. Estudos acadêmicos sobre o remo: a Educação Física como campo de produção de conhecimento histórico. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e64910.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e64910.

Este artigo tem como objetivo compreender como está configurada a produção do conhecimento sobre o remo no campo da Educação Física. Através da técnica Estado da Arte, realizou-se um levantamento das produções acadêmicas sobre o remo no período de 2000 a 2018, utilizando como palavras-chave remo e rowing. Foram encontrados 37 estudos. Para a análise, determinou-se as seguintes categorias: quantidade de estudos por ano, perspectiva (geral ou histórico-cultural), região, área de conhecimento e idioma. A área da Educação Física, dentre tantas outras áreas que poderiam fomentar e desenvolver estudos sobre o remo e sobre esporte em geral, concentra a maioria das produções. Ou seja, o remo, sobretudo no que diz respeito a sua compreensão, tornou-se um tema da tradição e da cultura dessa área de conhecimento chamada Educação Física. Tais dados indicam que os estudos históricos representam um produtivo subcampo de conhecimento da Educação Física.

Palavras-chave : Remo; Produção acadêmica; Pesquisa histórica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )