SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número61Estudos acadêmicos sobre o remo: a Educação Física como campo de produção de conhecimento históricoIndependência catalã, identidade e globalização no Fútbol Club Barcelona índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

LEITE, Elisete de Andrade et al. Ginástica rítmica: experiência baseada nos esportes unificados, da Special Olympics. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e64990.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e64990.

O programa de Esporte Unificado, da Special Olympics, possibilita práticas esportivas para pessoas com e sem deficiência intelectual conjuntamente, visando a promoção da inclusão social. Fundamentado neste programa, foi realizada uma pesquisa-ação objetivando verificar possíveis implicações alcançadas por meio da implantação de um projeto de ginástica rítmica fundamentado no Esporte Unificado, sob a perspectiva dos partícipes sem deficiência. Para isso, 18 meninas, 12 com deficiência intelectual e 6 sem essa condição, realizaram aulas de ginástica rítmica, conjuntamente, por 12 semanas, com 2 sessões semanais de 2 horas cada, em uma quadra de esportes de Guaratinguetá, São Paulo, Brasil. Ao final do programa, foi empregada uma entrevista semiestruturada com as meninas sem deficiência, apreciando os dados por análise de conteúdo. Os resultados apontaram melhoras na performance das atletas, estímulo às interações entre atletas com e sem deficiência e à construção de conhecimento sobre as diversidades, alcançando atitudes de aceitação e respeito pelas diferenças.

Palavras-chave : Deficiência intelectual; Ginástica; Educação física e treinamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )