SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número61Ginástica rítmica: experiência baseada nos esportes unificados, da Special OlympicsBenefícios psicológicos do slackline: relação entre estado de fluxo, tempo de prática e qualidade de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

OLIVEIRA, Jonathan Rocha de  e  CAPRARO, André Mendes. Independência catalã, identidade e globalização no Fútbol Club Barcelona. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e64993.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e64993.

A Catalunha enfrenta uma histórica crise política e econômica, acentuada nos últimos anos. O futebol local tangenciou esses desdobramentos que afetaram a dinâmica estrutural e a identidade dos clubes na região, especialmente, o FC Barcelona. Tencionando as abordagens históricas, políticas e o dualismo entre o global e o local, este estudo visou analisar o impacto da identidade catalã, independentismo catalão e a globalização no FC Barcelona. Para tanto, utilizou-se referencial bibliográfico, fontes históricas documentais e reportagens. Concluiu-se que a identidade do Clube é reconstruída continuamente, de acordo com as ações e posições de seus distintos grupos diretivos em relação à situação política e econômica local. Todavia, as questões esportivas e financeiras são o fio condutor nas tomadas de decisão do clube atualmente, em detrimento de sua representatividade social na região.

Palavras-chave : Identidade; FC Barcelona; Catalunha; Independência; Globalização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )