SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número61Independência catalã, identidade e globalização no Fútbol Club BarcelonaO papel do professor de Educação Física na atuação com pessoas com transtorno do espectro autista em um programa de esporte e lazer de Florianópolis (SC) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

FRANCO, Juliano Marques; GODOI, Rosane Camila de; YOSHIDA, Hélio Mamoru  e  NASCIMENTO, Fernanda Tartalha do. Benefícios psicológicos do slackline: relação entre estado de fluxo, tempo de prática e qualidade de vida. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e65123.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e65123.

Esse estudo teve o objetivo de avaliar o nível de Estado de Fluxo de praticantes de slackline e relacioná-lo com a qualidade de vida dos indivíduos. Foram avaliados 30 sujeitos com idade média de 22 (±3) anos. Os instrumentos utilizados: Ficha de identificação; Flow State Scale-2 (FSS-2), Dispositional Flow Scale-2 (DFS-20) e World Health Organization Quality of Life-Bref (WHOQoL-BREF). Para verificar a correlação entre os instrumentos utilizou-se o coeficiente de Spearman, no qual foi possível observar elevados níveis de Estado de Fluxo e qualidade de vida geral. Foi encontrada correlação significativa entre o fator psicológico da qualidade de vida com a disposição para atingir o Fluxo juntamente com o tempo de prática e duração da sessão de treino. Concluímos que a prática do slackline possibilita o desenvolvimento de aspectos psicológicos, como o Estado de Fluxo e com isso possibilita a melhora na qualidade de vida de seus praticantes.

Palavras-chave : Slackline; Estado de fluxo; Psicologia do esporte; Qualidade de vida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )