SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue61Psychological benefits of slackline: relationship between flow state, time of practice and quality of lifeHeteronormative dilemmas of femininity in copies of Playboy magazine where athletes are represented author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

FRANZONI, Wihanna Cardozo de Castro  and  MARINHO, Alcyane. O papel do professor de Educação Física na atuação com pessoas com transtorno do espectro autista em um programa de esporte e lazer de Florianópolis (SC). Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e65391.  Epub Jan 01, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e65391.

Esta pesquisa de campo, descritiva e exploratória, de natureza qualitativa, investigou o papel do professor de Educação física na atuação com pessoas com TEA em um programa de esporte e lazer de Florianópolis (SC). Os participantes do estudo foram os professores da área de Educação Física, atuantes no programa investigado, além dos familiares dos alunos participantes. Foram utilizados dois roteiros de entrevistas semiestruturadas e uma matriz de observação sistemática. Foi realizada análise de conteúdo, tendo auxílio do software N-vivo - 10.0 para organização dos dados. Constatou-se que o professor de Educação Física é essencial no trabalho com pessoas com TEA, pois sua qualificação possibilita maior socialização, por meio de atividades baseadas em estratégias da área.

Keywords : Transtorno do espectro autista; Socialização; Educação física e treinamento; Recreação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )