SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número61Benefícios psicológicos do slackline: relação entre estado de fluxo, tempo de prática e qualidade de vidaDilemas heteronormativos de feminilidade em exemplares da Revista Playboy onde posaram atletas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

FRANZONI, Wihanna Cardozo de Castro  e  MARINHO, Alcyane. O papel do professor de Educação Física na atuação com pessoas com transtorno do espectro autista em um programa de esporte e lazer de Florianópolis (SC). Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e65391.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e65391.

Esta pesquisa de campo, descritiva e exploratória, de natureza qualitativa, investigou o papel do professor de Educação física na atuação com pessoas com TEA em um programa de esporte e lazer de Florianópolis (SC). Os participantes do estudo foram os professores da área de Educação Física, atuantes no programa investigado, além dos familiares dos alunos participantes. Foram utilizados dois roteiros de entrevistas semiestruturadas e uma matriz de observação sistemática. Foi realizada análise de conteúdo, tendo auxílio do software N-vivo - 10.0 para organização dos dados. Constatou-se que o professor de Educação Física é essencial no trabalho com pessoas com TEA, pois sua qualificação possibilita maior socialização, por meio de atividades baseadas em estratégias da área.

Palavras-chave : Transtorno do espectro autista; Socialização; Educação física e treinamento; Recreação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )