SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número61Producción sobre el balonmano en periódicos nacionales: mapeamiento e implicaciones para la subárea pedagógicaLucha Marajoara: lugar o no lugar en el currículo de una IES pública del estado de Pará índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

COFFANI, Márcia Cristina Rodrigues da Silva  y  GOMES, Cleomar Ferreira. Reflexões, proposições e diálogos com as juventudes: dinâmica pedagógica e curricular da Educação Física no ensino médio. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e65923.  Epub 01-Ene-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e65923.

O trabalho apresenta reflexões sobre o cotidiano escolar das juventudes, suas práticas culturais juvenis em (des) assentimento com os projetos educativos de Educação Física, a partir da investigação qualitativa etnográfica em escolas de Ensino Médio, em Cuiabá-MT. Participaram do estudo professores e “jovens alunos”, que adotou como instrumentos de pesquisa: análise de fontes documentais, observações descritivas e entrevistas semiestruturadas. Assinalam-se ausências e presenças de significações das aulas de Educação Física com a discussão da (in) legitimidade no Ensino Médio e seu “lugar” no projeto de formação cultural das juventudes. Sugerem-se possibilidades para (re) invenção de conteúdos e práticas pedagógicas que valorizem o ensino das práticas corporais a partir da leitura do corpo jovem.

Palabras clave : Educação física; Ensino médio; Juventudes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )