SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue61Reflection, propositions and dialogues with youth: pedagogical and curricular dynamics of Physical Education in high schoolRepresentations of schools on physical education classes: exploratory study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

SANTOS, Carlos Afonso Ferreira dos; GOMES, Ivan Carlo Rego  and  FREITAS, Rogério Gonçalves de. Luta Marajoara: lugar ou não lugar no currículo de uma IES pública do estado do Pará. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e65668.  Epub Jan 01, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e65668.

Este artigo objetivou entender o lugar da Luta Marajoara no currículo de licenciatura em Educação Física de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública da região norte do Brasil. Realizou-se pesquisa de campo a partir de entrevista semiestruturada direcionada a dois docentes ministrantes do conteúdo Lutas, além de grupo focal com estudantes concluintes. Os resultados revelaram que a Luta Marajoara possui lugar implícito no currículo e ausente nas práticas de ensino do curso em questão. Concluiu-se que esta prática corporal, de identidade brasileira e marajoara, não consegue se legitimar no currículo da formação inicial em Educação Física, resultado da marginalização de seu conhecimento.

Keywords : Luta marajoara; Educação física; Formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )