SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue61Marajoara fight: place or no place in the curriculum of a public higher education institution of the state of ParáTeacher education and digital culture in Physical Education: reflections from the book Being self-study researchers in a digital world: future-oriented research and pedagogy in teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

COSTA, Marcia de Sousa  and  MATTOS, Luiz Otavio Neves. Representações de escolares sobre as aulas de educação física: estudo exploratório. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e65278.  Epub Jan 01, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e65278.

O presente trabalho teve como objetivo identificar, por intermédio da opinião dos escolares de uma turma de oitavo ano, de uma escola pública estadual do município de Niterói, se/como/por que o componente curricular Educação Física tem deixado, ao longo do tempo, lacunas acerca do seu aprendizado. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza descritiva e interpretativa, amparado no referencial teórico das Representações Sociais que fez uso de uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa) para interpretar os dados obtidos por intermédio de um questionário semiaberto. Os resultados nos dão indícios de que a ausência da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode ter contribuído para o quadro de desinteresse desses escolares, assim como a falta de pluralidade de conteúdos da cultura corporal do movimento.

Keywords : Componente curricular educação física; Ensino fundamental; Representação social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )