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Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

COSTA, Marcia de Sousa  e  MATTOS, Luiz Otavio Neves. Representações de escolares sobre as aulas de educação física: estudo exploratório. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e65278.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e65278.

O presente trabalho teve como objetivo identificar, por intermédio da opinião dos escolares de uma turma de oitavo ano, de uma escola pública estadual do município de Niterói, se/como/por que o componente curricular Educação Física tem deixado, ao longo do tempo, lacunas acerca do seu aprendizado. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza descritiva e interpretativa, amparado no referencial teórico das Representações Sociais que fez uso de uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa) para interpretar os dados obtidos por intermédio de um questionário semiaberto. Os resultados nos dão indícios de que a ausência da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode ter contribuído para o quadro de desinteresse desses escolares, assim como a falta de pluralidade de conteúdos da cultura corporal do movimento.

Palavras-chave : Componente curricular educação física; Ensino fundamental; Representação social.

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