SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número61Avaliação do autoconceito físico em pessoas com deficiência: uma revisão sistemáticaAnálise de políticas esportivas: compartilhando uma proposta teórico-metodológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

TORRES, Matheus Vasconcelos; CARVALHO, Cristianne Almeida  e  CASTRO, Ewerton Helder Bentes de. Produção de conhecimento e formação em psicologia do esporte no Amazonas. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e60192.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e60192.

O presente estudo insere-se no âmbito da psicologia do esporte, especialidade e campo de atuação da psicologia. Considerando a interface entre as demais ciências do esporte, especialmente a educação física, buscou-se compreender a formação e a produção cientifica em psicologia do esporte no Amazonas. Mapeou-se possíveis produções, além de cursos credenciados de psicologia e educação física, suas respectivas estruturas curriculares visando identificar a inserção dessa área como disciplina, além de grupos e linhas de pesquisa. De modo geral os resultados apontam um contexto científico não consolidado com oferta de disciplinas de psicologia do esporte no bacharelado das formações em psicologia e educação física. Destaca-se o recente crescimento das monografias abordando a temática e a não divulgação dos resultados das pesquisas como uma problemática a ser enfrentada. Sugere-se a criação de alternativas no contexto acadêmico visando fomentar a divulgação das produções, assim como a relevante discussão sobre o campo da psicologia do esporte na formação acadêmica.

Palavras-chave : Psicologia do esporte; Educação física; Psicologia; Formação profissional; Produção científica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )