SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número61Análisis de las políticas deportivas: compartir una propuesta teórico-metodológicaEtnografías: notas sobre caminos teóricos y metodológicos de producción de conocimiento en la Educación Física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

SCAPIN, Gislei José et al. A construção de material pedagógico para o ensino do jogo e o processo educativo na Educação Física crítico-superadora. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e61616.  Epub 01-Ene-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e61616.

Este estudo originou-se nos Estágios Curriculares Supervisionados (ECS) do Curso de Educação Física - UFSM. Período em que houve a necessidade de construir material pedagógico para o trato com o conteúdo jogo. Objetivamos analisar a importância da participação do educando na construção de material pedagógico para seu processo educativo. Metodologicamente pauta-se por um relato de experiência. Utilizamos registros sistemáticos das aulas com uma turma de 4º ano da rede Estadual de Ensino Fundamental de SM - RS. Elaboramos nossa proposta de trabalho e lapidamos nossos resultados com base na Pedagogia Histórico - Crítica e na Concepção Crítico - Superadora. Como contribuições destacam-se a capacidade de análise da realidade, apropriação de novos materiais pedagógicos e ampliação da Cultura Corporal. Concluímos que as contribuições ultrapassam o contato com novas práticas corporais e expressam a capacidade de transformar coletivamente o cenário escolar.

Palabras clave : Educação física escolar; Material pedagógico; Jogo; Processo educativo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )