SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número61Análise de políticas esportivas: compartilhando uma proposta teórico-metodológicaEtnografias: notas sobre percursos teóricos-metodológicos de produção de conhecimento na Educação Física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

SCAPIN, Gislei José et al. A construção de material pedagógico para o ensino do jogo e o processo educativo na Educação Física crítico-superadora. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e61616.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e61616.

Este estudo originou-se nos Estágios Curriculares Supervisionados (ECS) do Curso de Educação Física - UFSM. Período em que houve a necessidade de construir material pedagógico para o trato com o conteúdo jogo. Objetivamos analisar a importância da participação do educando na construção de material pedagógico para seu processo educativo. Metodologicamente pauta-se por um relato de experiência. Utilizamos registros sistemáticos das aulas com uma turma de 4º ano da rede Estadual de Ensino Fundamental de SM - RS. Elaboramos nossa proposta de trabalho e lapidamos nossos resultados com base na Pedagogia Histórico - Crítica e na Concepção Crítico - Superadora. Como contribuições destacam-se a capacidade de análise da realidade, apropriação de novos materiais pedagógicos e ampliação da Cultura Corporal. Concluímos que as contribuições ultrapassam o contato com novas práticas corporais e expressam a capacidade de transformar coletivamente o cenário escolar.

Palavras-chave : Educação física escolar; Material pedagógico; Jogo; Processo educativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )