SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número61Etnografias: notas sobre percursos teóricos-metodológicos de produção de conhecimento na Educação FísicaSobre o processo coletivo de produção do I Pensando a Educação Física escolar”: um evento produzido para e por professores de Educação Física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

MIRANDA, Iuri Scremin de; SANTOS, Wagner dos  e  COSTA, Felipe Rodrigues da. Dupla carreira de estudantes atletas: uma revisão sistemática nacional. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e61788.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e61788.

Este estudo de revisão objetivou analisar a produção nacional sobre a escolarização de atletas. Por meio da busca por artigos apenas em português no Portal Capes Periódicos, seguida por fases de refinamento, foram selecionados sete artigos. Os resultados apontam para o predomínio de estudos descritivos sobre o perfil de jovens futebolistas e dois estudos de revisão sobre o mercado do futebol e marcos legais para atletas estudantes. A administração do tempo entre as duas jornadas e a ausência de regulamentação específica na legislação esportiva são os principais desafios para o desempenho da dupla carreira, os quais são amenizados principalmente pelo suporte familiar presente na flexibilização da formação escolar, admitida com o fim de validar o sonho da profissionalização futebolística.

Palavras-chave : Revisão sistemática; Escolarização; Atletas; Dupla carreira; Legislação esportiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )