SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número61Sobre el proceso colectivo de producción del I Pensando a Educação Física Escolar: un evento producido para y por profesores de Educación FísicaCalidad de vida de los docentes: análisis de la producción científica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

MENEGALDO, Fernanda Raffi  y  BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Ginástica para todos e coletividade: nos meandros da literatura científica. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e62007.  Epub 01-Ene-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e62007.

Esse estudo propõe uma revisão de literatura sobre a Ginástica para Todos (GPT), com o objetivo de identificar como o caráter coletivo desta prática gímnica é abordado nas produções científicas. Foi realizado um levantamento em sete bases de dados (SBU, Periódicos Capes, SCOPUS, Scielo, ERIC, SportDiscus e Google Scholar) juntamente a análise de edições especiais da Revista Conexões (FEF-Unicamp) vinculadas ao Fórum Internacional de Ginástica para Todos. O levantamento resultou na seleção e análise de 72 produções, sendo 51 artigos, 4 teses, 9 dissertações e 8 monografias. A maioria das produções apontam a importância do caráter coletivo da GPT, caracterizando-a como uma prática que permite e fomenta a interação social. No entanto, notamos a ausência de aprofundamento teórico e diálogos com referenciais de áreas afins, o que auxiliaria na compreensão da sua potencialidade coletiva. Esse entendimento permitiria um olhar diferenciado para a cooperação, pertencimento e reconhecimento social, elementos importantes para o desenvolvimento das práticas sociomotrizes e, portanto, da prática da GPT.

Palabras clave : Ginástica para todos; Coletividade; Trabalho coletivo; Revisão de literatura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )