SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número61A Educação Física e a identidade étnico-racial: o estado da arte nas revistas brasileiras de Educação FísicaCiclismo, estética e teatro: um olhar sobre o livro Se necesitan héroes - La estética del dolor/Tourmalet índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

CASTRO, Pedro Henrique Zubcich Caiado de; GARCIA, Rafael Marques  e  PEREIRA, Erik Giuseppe Barbosa. O voleibol e a participação de atletas trans: outro ponto de vista. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e62806.  Epub 01-Jan-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e62806.

O objetivo deste ensaio teórico consistiu em evidenciar um conjunto de argumentações que possibilite a compreensão da participação de pessoas transgênero no Esporte. Como fonte de inspiração, debruçamo-nos sobre a “carta”, amplamente divulgada nas redes sociais, pela ex-atleta Ana Paula Henkel. A carta revela a posição contrária da ex-atleta à participação da atleta trans Tifanny Abreu na Superliga nacional de voleibol, despontando-se um uso argumentativo de forma erística que desconsidera conceitos discutidos e divulgados no meio esportivo e acadêmico. Nesse sentido, podemos desconfiar que essa temática tem suscitado debates limitados ao discurso biomédico e desconsiderado o contexto sociocultural da inserção desses/as atletas. Por fim, importa ressaltar a necessidade de novas investigações sobre o tema para acompanhamento criterioso dos limites e possibilidades da participação trans no Esporte.

Palavras-chave : Educação física e treinamento; Esportes; Voleibol; Pessoa transgênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )