SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número62Formação inicial em Educação Física e a construção de saberes em dança: relações com a extensão universitáriaCorpo e escola: o que o brincar nas filas [re]vela índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

SANTOS, Karolainy Benedet dos; BONA, Bruna Carolini De  e  TORRIGLIA, Patrícia Laura. A cultura afro-brasileira e a dança na Educação Física escolar. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e66197.  Epub 01-Maio-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e66197.

O artigo tem como objetivo analisar a abordagem ou não da cultura afro-brasileira, por meio da dança nas aulas de Educação Física, pelos professores do Ensino Fundamental I das quatro escolas municipais de Santa Rosa do Sul -SC que atendem este nível de ensino. O período da pesquisa se deu entre julho de 2018 a junho de 2019 e foi desenvolvido por meio de uma pesquisa de campo, a partir de um questionário, com sete professores da rede. Constatou-se que há, em parte, a abordagem da cultura afro-brasileira nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental I. Porém, se evidencia a descontinuidade do planejamento, resultando em ações soltas e descontextualizadas durante as aulas. A abordagem da dança afro-brasileira como forma de conhecimento não foi evidenciada e os professores pouco compreendem sobre o conteúdo dança ou cultura afro-brasileira.

Palavras-chave : Educação física; Dança; Cultura afro-brasileira.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )