SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue62Afro-brazilian culture and dance in school Physical EducationMood State of athletes from the base of a basketball team author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

SPOLAOR, Gabriel da Costa  and  PRODOCIMO, Elaine. Corpo e escola: o que o brincar nas filas [re]vela. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e66349.  Epub May 01, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e66349.

Neste trabalho tivemos como objetivo investigar o brincar nas filas de uma Escola de Tempo Integral da prefeitura Municipal de Campinas. Para tanto, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo interpretativo, observando uma turma de 1º ano do ciclo I do Ensino Fundamental, durante um semestre. Utilizamos diário de campo e escrevemos narrativas sobre as observações no processo de produção dos dados. Chamamos atenção principalmente para as estratégias de controle dos corpos e expressões utilizadas pelas professoras, assim como, para o brincar transgressor e resistente, que rompia com a continuidade na dinâmica da cultura escolar, subvertendo ou pelo menos revelando que outra escola seria possível de existir, com outras normas, outras configurações, outras regras, outros sentidos e significações.

Keywords : Brincar; Corpo; Cultura escolar; Regras; Controle.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )