SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número62A cultura afro-brasileira e a dança na Educação Física escolarEstado de humor de atletas da base de uma equipe de basquetebol índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

SPOLAOR, Gabriel da Costa  e  PRODOCIMO, Elaine. Corpo e escola: o que o brincar nas filas [re]vela. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e66349.  Epub 01-Maio-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e66349.

Neste trabalho tivemos como objetivo investigar o brincar nas filas de uma Escola de Tempo Integral da prefeitura Municipal de Campinas. Para tanto, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo interpretativo, observando uma turma de 1º ano do ciclo I do Ensino Fundamental, durante um semestre. Utilizamos diário de campo e escrevemos narrativas sobre as observações no processo de produção dos dados. Chamamos atenção principalmente para as estratégias de controle dos corpos e expressões utilizadas pelas professoras, assim como, para o brincar transgressor e resistente, que rompia com a continuidade na dinâmica da cultura escolar, subvertendo ou pelo menos revelando que outra escola seria possível de existir, com outras normas, outras configurações, outras regras, outros sentidos e significações.

Palavras-chave : Brincar; Corpo; Cultura escolar; Regras; Controle.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )