SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número62Estado de humor de atletas da base de uma equipe de basquetebolAs mulheres no tiro de laço: notas etnográficas sobre a participação das mulheres em uma prática dita masculina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

FIGUEIRA, Tiago Miguel Neves  e  TEIXEIRA, Mário Rui Coelho. Políticas públicas de desporto: promoção de desportos náuticos na área metropolitana de Lisboa. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e66364.  Epub 01-Maio-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e66364.

O mar assume-se como um recurso estratégico muito importante para Portugal, derivado do seu posicionamento geoestratégico, da dimensão da sua costa marítima e do impacto que este recurso tem na economia nacional. Esta investigação tem como objetivo compreender as Políticas de Promoção de Desportos Náuticos formuladas pelos Municípios da Área Metropolitana de Lisboa com relação direta a planos de água naturais e que partilham fronteiras. Metodologicamente utilizámos uma abordagem qualitativa e interpretativa, tendo aplicado a seis Municípios um modelo de análise com indicadores de natureza estrutural, financeira, estratégica e intermunicipal. A recolha de dados realizou-se entre 2016 e 2018, tendo sido aplicados os métodos de Análise Documental e Entrevista Guiada. Apurámos que estes Municípios integram treze espaços naturais e trinta e seis praias com condições para a prática de desportos náuticos, estando ainda prevista a construção de dois Centros Náuticos Desportivos. Verificou-se igualmente a existência de vinte e seis ofertas desportivas de prática de modalidades náuticas e sete programas municipais de desporto que integram desportos náuticos. Concluimos que todos os Municípios analisados têm uma Política Municipal destinada ao Fomento da Prática de Desportos Náuticos, política essa que engloba medidas estruturais, formativas e desportivas. No entanto, esta é uma área com um potencial estratégico e de crescimento muito elevado que poderá ser alcançado através da implementação de um projeto de desenvolvimento intermunicipal e que permitirá tornar esta região num dos principais centros mundiais do desporto náutico.

Palavras-chave : Desportos náuticos; Políticas desportivas; Gestão do desporto; Municípios.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )