SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número62Políticas públicas de desporto: promoção de desportos náuticos na área metropolitana de LisboaOs saberes corporais na Educação Física escolar: reflexões acerca dos processos avaliativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

PIRES, Amanda J.  e  STIGGER, Marco Paulo. As mulheres no tiro de laço: notas etnográficas sobre a participação das mulheres em uma prática dita masculina. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e66851.  Epub 01-Maio-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e66851.

Neste estudo, apresento uma discussão sobre a participação de mulheres em uma prática esportiva da cultura gaúcha, dita masculina, o tiro de laço. Para obtenção dos dados dessa pesquisa realizei um estudo etnográfico, onde participei durante um período em rodeios que aconteciam no Litoral Norte do Rio Grande do Sul e também de reuniões de uma entidade tradicionalista, afim de me aproximar e acompanhar mulheres que participavam dessa prática em particular. Ao longo do trabalho de campo pude perceber que as mulheres estão cada vez mais ganhando espaço dentro dessa prática, despertando interesse de espectadores e fazendo com que a organização desses eventos passe a valorizar mais a modalidade de prendas ofertando prêmios maiores para chamar a atenção dessas competidoras.

Palavras-chave : Gênero; Tiro de laço; Mulheres; Rodeios.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )