SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número62Mujeres en el rodaje: notas etnográficas sobre la participación de las mujeres en la llamada práctica masculinaEducación Física y cuestiones de género: motivos para la elección de modalidades deportivas por estudiantes de secundaria de una escuela militar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

BRASIL, Isabella Blanche Gonçalves  y  FERREIRA, Lílian Aparecida. Os saberes corporais na Educação Física escolar: reflexões acerca dos processos avaliativos. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e67065.  Epub 01-Mayo-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e67065.

Na Educação Física escolar a avaliação dos saberes corporais vem se mostrando como um campo ainda pouco explorado pelo debate acadêmico. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar um processo avaliativo, envolvendo a utilização de fichas nas aulas de Educação Física no ensino médio, dos saberes corporais dos estudantes acerca do handebol. Pautada pela pesquisa-ação, a investigação foi desenvolvida ao longo de seis meses com uma turma de 30 estudantes do ensino médio. As coletas foram realizadas por meio de diário de aula (produzido pela professora) e questionários aplicados aos estudantes. A utilização das fichas avaliativas possibilitou a captação expressiva de elementos correspondentes aos aspectos técnicos, táticos, volitivos e físicos do jogo de handebol, individual e coletivamente. A avaliação entre pares permitiu a partilha de saberes e trouxe aos estudantes a oportunidade de ‘olhar’ o jogo atentamente e aprender com isso. Esta dinâmica também contribuiu para o entendimento e a sensibilização da/com a história de vida do outro em relação às experiências esportivas, promovendo maior respeito entre os discentes. Os resultados dos recursos utilizados para avaliar os saberes corporais dos estudantes nas aulas de Educação Física expressam a necessidade de uma reorientação das práticas pedagógicas, o que envolve, dentre outros aspectos, um conhecimento sobre as estruturas, dinâmicas e interações características de cada prática corporal.

Palabras clave : Avaliação; Saberes corporais; Educação física escolar; Handebol.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )