SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número62Os saberes corporais na Educação Física escolar: reflexões acerca dos processos avaliativosEmendas parlamentares e o orçamento federal para o esporte brasileiro (2004-2015) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

JACOBY, Lara Félix  e  GOELLNER, Silvana Vilodre. Educação Física e questões de gênero: motivos para a escolha de modalidades esportivas por estudantes do ensino médio de uma escola militar. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e67164.  Epub 01-Maio-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e67164.

Resumo: O Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) permite que os/as estudantes escolham a modalidade esportiva que querem praticar na Educação Física regular. As alunas tendem a ir para um tipo de atividade enquanto os alunos tendem a ir para outro. O artigo tem por objetivo debater os motivos das escolhas de modalidades e as percepções de alunos e de alunas do segundo ano do Ensino Médio do CMPA acerca das questões de gênero emergentes nas aulas regulares de Educação Física. A metodologia foi composta pela observação participante e realização de grupos focais nas turmas de futebol de campo (27 alunos e uma aluna), atividades físicas (32 alunas e um aluno) e basquetebol (9 alunas e 10 alunos). Concluiu-se que os direcionamentos são determinados principalmente pelas diferenças entre as vivências corporais de alunos e de alunas, em que o marcador gênero tem significativa influência.

Palavras-chave : Estudos de gênero; Educação física escolar; Coeducação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )