SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número62Enmiendas parlamentarias y el presupuesto deportivo federal brasileño (2004-2015)La supervisión de las prácticas de los estudiantes por los profesores de Educación Física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

SANTOS, Mariselma Oliveira dos; CARVALHO, Camila Lopes de; ARAUJO, Paulo Ferreira de  y  SALERNO, Marina Brasiliano. Educação Física escolar e inclusão: um estudo de caso no Brasil sob a óptica do modelo bioecológico. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e67312.  Epub 01-Mayo-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e67312.

A inclusão escolar de alunos com deficiência abarca múltiplas variáveis, personagens e contextos. Este estudo analisou a inclusão em aulas de Educação Física de uma escola regular do Mato Grosso do Sul, Brasil, a partir do modelo bioecológico. Desenvolveu-se um estudo de caso por observação de 15 aulas de Educação Física de uma turma do 3° ano do ensino fundamental que possuía uma aluna com deficiência. Para coleta de dados, utilizou-se o “Instrumento de avaliação da interação entre alunos com e sem deficiência na educação física escolar”, com dados apreciados por categorização. O sistema escolar tem se adaptado para atuar conjuntamente ao familiar e cultural, de forma consonante às promulgações políticas. Houve aspectos favoráveis ao processo inclusivo - interações positivas e participação ativa dos alunos -, entremeados por dificultadores - fragilidades arquitetônicas em relação à acessibilidade. A inclusão na Educação Física Escolar pode ser facilitada pela compreensão da complexidade dos aspectos abarcados.

Palabras clave : Educação física e treinamento; Inclusão educacional; Modelo bioecológico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )