SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número62Emendas parlamentares e o orçamento federal para o esporte brasileiro (2004-2015)A supervisão das práticas dos estudantes pelos professores de Educação Física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

SANTOS, Mariselma Oliveira dos; CARVALHO, Camila Lopes de; ARAUJO, Paulo Ferreira de  e  SALERNO, Marina Brasiliano. Educação Física escolar e inclusão: um estudo de caso no Brasil sob a óptica do modelo bioecológico. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e67312.  Epub 01-Maio-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e67312.

A inclusão escolar de alunos com deficiência abarca múltiplas variáveis, personagens e contextos. Este estudo analisou a inclusão em aulas de Educação Física de uma escola regular do Mato Grosso do Sul, Brasil, a partir do modelo bioecológico. Desenvolveu-se um estudo de caso por observação de 15 aulas de Educação Física de uma turma do 3° ano do ensino fundamental que possuía uma aluna com deficiência. Para coleta de dados, utilizou-se o “Instrumento de avaliação da interação entre alunos com e sem deficiência na educação física escolar”, com dados apreciados por categorização. O sistema escolar tem se adaptado para atuar conjuntamente ao familiar e cultural, de forma consonante às promulgações políticas. Houve aspectos favoráveis ao processo inclusivo - interações positivas e participação ativa dos alunos -, entremeados por dificultadores - fragilidades arquitetônicas em relação à acessibilidade. A inclusão na Educação Física Escolar pode ser facilitada pela compreensão da complexidade dos aspectos abarcados.

Palavras-chave : Educação física e treinamento; Inclusão educacional; Modelo bioecológico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )