Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Motrivivência
versión On-line ISSN 2175-8042
Resumen
GODOI, Marcos y BORGES, Cecilia. A supervisão das práticas dos estudantes pelos professores de Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e67584. Epub 01-Mayo-2020. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e67584.
Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar a supervisão das práticas dos estudantes pelos professores nas aulas de Educação Física. Quatro professores participaram deste estudo qualitativo, do tipo pesquisa-intervenção. O método da autoconfrontação simples e cruzada, oriundo da Clínica da Atividade foi utilizado para analisar a supervisão das práticas. Os professores assistiram aos vídeos de suas aulas e dialogaram sobre as diferentes maneiras de agir durante a atividade de supervisão. Cinco episódios de ensino foram descritos e analisados. Identificou-se diferentes tipos de supervisão das práticas dos alunos: observação silenciosa; intervenções por flash, por parada e por rastreamento. A análise promoveu a tomada de consciência das práticas de supervisão, bem como a visualização de outras maneiras de supervisionar o trabalho dos alunos, o que pode contribuir com a expansão do poder de agir dos docentes em situações de ensino futuras.
Palabras clave : Ensino; Educação física; Professores; Supervisão das práticas.