SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número62Educación Física e inclusión escolar: un estudio de caso en Brasil desde la perspectiva del modelo bioecológicoLa presencia del término juventud en la producción científica de la Educación Física brasileña: ¿hacia dónde vamos? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

GODOI, Marcos  y  BORGES, Cecilia. A supervisão das práticas dos estudantes pelos professores de Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e67584.  Epub 01-Mayo-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e67584.

Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar a supervisão das práticas dos estudantes pelos professores nas aulas de Educação Física. Quatro professores participaram deste estudo qualitativo, do tipo pesquisa-intervenção. O método da autoconfrontação simples e cruzada, oriundo da Clínica da Atividade foi utilizado para analisar a supervisão das práticas. Os professores assistiram aos vídeos de suas aulas e dialogaram sobre as diferentes maneiras de agir durante a atividade de supervisão. Cinco episódios de ensino foram descritos e analisados. Identificou-se diferentes tipos de supervisão das práticas dos alunos: observação silenciosa; intervenções por flash, por parada e por rastreamento. A análise promoveu a tomada de consciência das práticas de supervisão, bem como a visualização de outras maneiras de supervisionar o trabalho dos alunos, o que pode contribuir com a expansão do poder de agir dos docentes em situações de ensino futuras.

Palabras clave : Ensino; Educação física; Professores; Supervisão das práticas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )