SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número62A supervisão das práticas dos estudantes pelos professores de Educação FísicaO mestrado acadêmico no processo de desenvolvimento profissional de professores de Educação Física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho. A presença do termo juventude na produção científica da Educação Física brasileira: para onde vamos?. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e67674.  Epub 01-Maio-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e67674.

Este artigo procura compreender como se dá a presença do termo “juventude” na produção científica da Educação Física (EF) brasileira. Para responder a essa indagação, num primeiro momento, o texto apresenta o debate a respeito da condição juvenil, discutindo a presença dos projetos de escolarização nesse seio. Feito isso, realiza uma revisão de literatura, em termos de artigos científicos, nas principais revistas do campo da EF brasileira. A partir dos resultados, notou-se que ainda é incipiente a participação do campo científico da EF no debate sobre o conceito de juventude. Contudo, a produção do campo começa a entender que as práticas corporais e esportivas são fundamentais para a compreensão das sociabilidades juvenis, sobretudo, na constituição das múltiplas identidades dos jovens.

Palavras-chave : Educação física; Juventude; Pesquisa científica; Lazer; Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )