SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número62La presencia del término juventud en la producción científica de la Educación Física brasileña: ¿hacia dónde vamos?Netnografía de la Educación Física en la reforma de la escuela secundaria brasileña: prácticas discursivas en las redes sociales youtube, instagram, facebook y twitter índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

CLATES, Daniela de Moura; FIGHERA, Adriana Claudia Martins  y  CAMARGO, Maria Cecília da Silva. O mestrado acadêmico no processo de desenvolvimento profissional de professores de Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e67704.  Epub 01-Mayo-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e67704.

Esse artigo é resultado de uma investigação que visou compreender de que modo a realização do mestrado acadêmico, por professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, repercute no processo de desenvolvimento profissional desses docentes. O estudo teve por base a revisão de literatura e entrevistas biográficas (semiestruturadas). O foco de análise foram o mestrado acadêmico e seus desdobramentos no desenvolvimento profissional docente. Assim, compreendeu-se que o processo de desenvolvimento profissional, em grande medida, parece ter sido influenciado pela realização do mestrado acadêmico de diferentes formas. A diversidade presente nesses processos não impede que haja convergência em relação ao reconhecimento da sua repercussão sobre as práticas pedagógicas para alguns professores, ou, sobre a identidade docente de outros.

Palabras clave : Mestrado acadêmico; Desenvolvimento profissional; Educação física.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )