SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número62El máster académico en el proceso de desarrollo profesional de los docentes de Educación FísicaSatisfacción de la imagen corporal y sus relaciones con sexo biológico, orientación sexual, identidad de género y esquemas de género del autoconcepto en bailarines: una revisión sistemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

NAZARIO, Murilo Eduardo dos Santos; SANTOS, Wagner dos  y  FERREIRA NETO, Amarílio. Netnografia da Educação Física na reforma do ensino médio brasileiro: práticas discursivas nas redes sociais youtube, instagram, facebook e twitter. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e67843.  Epub 01-Mayo-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e67843.

Este estudo organiza-se em torno das seguintes questões: quais são as práticas discursivas empreendidas, no ciberespaço, sobre as possíveis ressonâncias da reforma do ensino médio sobre o componente curricular Educação Física? Almeja-se, identificar e analisar os modos como os sujeitos do/no lugar online evocam o lugar da Educação Física no contexto dessa reforma. Desse modo, realizou-se uma netnografia das redes sociais Facebook.com, Instagram.com, Twitter.com e Youtube.com, utilizando como fonte as narrativas veiculadas por atores sociais que discutiram e/ou se manifestaram sobre a MP nº 746 nesses lugares online. Os resultados sinalizam para obrigatoriedade posta em xeque da Educação Física no ensino médio, cujas narrativas apresentadas se organizam desde as frustações com conteúdos sobrepostos até a dificuldade de entendimento do lugar e sentido das aprendizagens desse componente curricular nessa etapa da escolarização.

Palabras clave : Educação física; Reforma; Ensino médio; Ciberespaço.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )