SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número62Netnografia da Educação Física na reforma do ensino médio brasileiro: práticas discursivas nas redes sociais youtube, instagram, facebook e twitterValores éticos e estéticos do kung-fu: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

BRANDAO, Alex Carneiro et al. Satisfação da imagem corporal e suas relações com sexo biológico, orientação sexual, identidade de gênero e esquemas de gênero do autoconceito em bailarinos: uma revisão sistemática. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e62995.  Epub 01-Maio-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e62995.

O conceito de imagem corporal está baseado a partir de um construto multidimensional, formado das representações sobre o tamanho e aparência do corpo. Objetivou-se a verificar de forma sistematizada a literatura estudos que apresentassem a relação entre satisfação da imagem corporal e variáveis sexuais. Os resultados demonstraram que a área que estuda a percepção da imagem corporal em bailarinos ainda não percebeu a importância de outras dimensões como identidade de gênero, orientação sexual e os esquemas de gênero do autoconceito, que podem ter maior impacto do que apenas o critério sexo biológico. O sexo biológico ainda é a principal variável de controle na comparação nos estudos entre os bailarinos, sendo urgente a necessidade de outras dimensões da identidade a serem incorporadas nos próximos estudos, como as citadas acima, para ampliar a capacidade de explicarmos a satisfação corporal humana.

Palavras-chave : Imagem corporal; Sexo; Orientação sexual; Identidade de gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )