SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número62Satisfacción de la imagen corporal y sus relaciones con sexo biológico, orientación sexual, identidad de género y esquemas de género del autoconcepto en bailarines: una revisión sistemáticaLa incofidencia e insubordinación de Tántalo y sus reverberaciones em el cuerpo político índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

MOCARZEL, Rafael Carvalho da Silva; QUEIROS, Paula  y  LACERDA, Teresa Oliveira. Valores éticos e estéticos do kung-fu: uma revisão sistemática. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e62998.  Epub 01-Mayo-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e62998.

O Kung-Fu é uma arte marcial chinesa já milenar e também mundialmente conhecido por seus princípios de ensino à ética e estética, destacando-se com uma profunda singularidade filosófica vertida em valores. Neste estudo qualitativo realizou-se uma revisão sistemática objetivando identificar a literatura sobre a importância da ética e da estética no contexto do valor educativo do Kung-Fu. Encontraram-se 36 artigos e quase todos abordam a ética e estética de maneira genérica e abstrata. Só quatro eram em língua portuguesa. Muitos citam a ética e a estética como aspectos filosóficos históricos, mas não abordam essas temáticas quando adentram em competições desportivas.

Palabras clave : Kung-fu; Ética; Estética; Revisão sistemática; Filosofia do esporte.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )