SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número62La incofidencia e insubordinación de Tántalo y sus reverberaciones em el cuerpo políticoEl financiamento del deporte em el periodismo científico brasileño: uma revisón sistemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

NEPOMUCENO, Léo Barbosa et al. A esportivização do surfe: reflexões a luz de Pierre Bourdieu. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e63230.  Epub 01-Mayo-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e63230.

Pierre Bourdieu é uma referência importante para a pesquisa sociocultural do esporte e de práticas corporais. O presente trabalho, de cunho teórico conceitual, tem como objetivo analisar o processo de esportivização do surfe e identificar algumas vias para a construção de objetos de pesquisa sociocultural do surfe, a partir dos conceitos bourdieusianos de campo social e habitus. Para tanto, aspectos da constituição do surfe como esporte moderno são analisados. A análise também focaliza disputas especificas pelo capital e pela inserção brasileira no cenário internacional, na interface com questões relacionadas ao esporte espetáculo e sua relação com o mercado consumidor. Evidenciam-se contradições relacionadas à profissionalização do esporte, a interesses comerciais e aos ideais de liberdade e prazer presentes no surfe.

Palabras clave : Surfe; Sociologia do esporte; Sociedade; Pierre bourdieu.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )