SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número62El financiamento del deporte em el periodismo científico brasileño: uma revisón sistemáticaDanza y conocimiento: reflexiones sobre el cuerpo vivido índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

VIANA, Ludmila Siqueira Mota. O ensino da ginástica na escola: um relato de experiência com a pedagogia histórico-crítica. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e65327.  Epub 01-Mayo-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e65327.

O presente texto é um relato de experiência, resultante de uma prática pedagógica sistematizada da educação física escolar, eixo temático Ginástica, em uma escola conveniada da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) de Goiás, no período de 2014 a 2019. Para a construção e desenvolvimento da nossa proposta tomamos como referencial a pedagogia histórico-crítica e a perspectiva crítico-superadora da Educação Física. Destacamos as possibilidades e desafios do conteúdo Ginástica na prática pedagógica da Educação Física Escolar desenvolvida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, na qual o Festival de Ginástica se apresentou como uma possibilidade relevante para se trabalhar a ginástica nas aulas de Educação Física na escola. Podemos concluir que a ginástica proporcionou aprendizagens significativas para os alunos e esperamos que esta experiência possa auxiliar os professores a refletirem sobre este tema na escola.

Palabras clave : Escola; Educação física; Ginástica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )