SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue62Teaching gymnastics at school: an account of experience with historical-critical pedagogyHealth promotion through popular education and corporal practices: enhancing care and strengthening social bonds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

NASCIMENTO, Marcelo de Maio. Dança e conhecimento: reflexões sobre o corpo vivido. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e65366.  Epub May 01, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e65366.

O objetivo deste estudo foi abordar a produção e o ganho do conhecimento dançado com base em diferentes correntes epistemológicas da área da dança. Assim, com base na visão fenomenológica existencialista de Merleau-Ponty, apresentada na obra Fenomenologia da Percepção, foi discutida a ideia do corpo vivido e do ganho do conhecimento na dança. Assumiu-se que o ato do dançar quando executado de forma intencional permite ao sujeito se expressar, dialogar e vivenciar fatos da vida, o que contribui para a consciência do “ser-no-mundo”. Nesse contexto, a dança se apresenta como campo cinestésico para o ganho de experiências corporificadas, estabelecidas a cada passo, giro, salto ou arranjo coreográfico vivenciado. De tal modo, a dinâmica processual do corpo vivido na dança sobrevém do arranjo mental das sensações apreendidas do meio externo por intermédio do corpo(eu)-em-movimento no tempo e no espaço, o que, não obstante, organiza o projeto de uma corporeidade.

Keywords : Dança; Epistemologia; Conhecimento; Corporeidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )