SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número62Dança e conhecimento: reflexões sobre o corpo vividoReflexões filosóficas em Educação Física: entrevista com o professor Iraquitan de Oliveira Caminha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

OLIVEIRA JUNIOR, João Batista de; WACHHOLZ, Luana Bertamoni; MANSKE, George Saliba  e  LANGE, Fernanda Cornelius. Promoção da saúde através da educação popular e práticas corporais: potencializando o cuidado e fortalecendo os vínculos sociais. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e65380.  Epub 01-Maio-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e65380.

As ações de promoção à saúde podem servir como estratégia de fomento da democracia e participação social, e desse modo, a criação de grupos de promoção de saúde vinculados a perspectiva da Educação Popular passa a ter um papel fundamental na democracia participativa. Este trabalho relata a formação de um grupo de promoção de saúde com ações pautadas na Educação Popular em saúde e nas práticas corporais realizado por residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/ Saúde da Família de uma Universidade. Este grupo, denominado “Movimenta SUS”, formou-se como um grupo multiprofissional com o intuito de cuidado integral, para trabalhar ações de educação popular e práticas corporais. A experiência permitiu o fortalecimento do vínculo, da autonomia, do cuidado de si e do outro, da utilização de espaços públicos, do sentimento de pertencimento, identidade cultural, da construção de uma consciência crítica e a experimentação de diferentes experiências.

Palavras-chave : Promoção de saúde; Participação popular; Educação popular em saúde; Atenção básica; Práticas corporais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )